O campo de trabalho em aromaterapia aumenta significativamente a cada ano. Nesse artigo eu vou te contar os caminhos para você se tornar uma aroamterapeuta e te dar dicas importantes para ser um profissional compentente e ter sucesso na sua empreitada em como se tornar um aromaterapeuta.
Nesse artigo também vou tirar um monte de dúvidas sobre certificação, cursos de mec e muito mais. Além de dar uma expectativa financeira e mostrar alguns caminhos possívels em trabalhar com óleos essenciais.
Veja como se tornar um aromaterapeuta de sucesso.
Porque você quer ser aromaterapeuta?
A primeira coisa é você entender porque você quer se tornar um aromaterapeuta? Quer uma nova profissão porque a sua não te satisfaz? Quer mais flexibilidade de horário? Quer trabalhar de casa? Quer trabalhar com saúde em algo que faz bem as pessoas? Quer trabalhar com algo natural? Ou quer usar esse conhecimento na sua profissão atual para criar um diferencial e proporcionar mais resultado para seus clientes ou pacientes.
Tudo é válido, seja qual for o motivo se ele estiver claro na sua mente e você souber o que quer, isso vai te ajudar muito nessa empreitada.
O mercado é grande e com certeza existem muitos possibilidades de trabalho, porém você não precisa saber exatamente como vai trabalhar no inicio da sua jornada, mas quanto mais possibilidades você conhecer, mais caminhos profissionais estarão disponíveis a você e será mais fácil de encontrar o que mais combina contigo.
Possibilidades de trabalho
Antes de eu te mostrar o primeiro passo e te dar várias dicas, é legal a gente saber onde vamos chegar, pelo menos im ideia inicial. Sempre que iniciamos uma jornada, podemos até não conhecer bem o caminho, mas sabemos onde queremos chegar.
Com o conhecimento em aromaterapia você pode trabalhar de várias formas:
- Atendimento a pessoas
- venda de óleos essenciais
- Afiliado de cursos de aromaterapia
- Consultorias em programas de aromaterapia em empresas, clínicas e outros.
- Ensinar o uso da aromaterapia.
- Aromaterapia com esporte
- Aromaterapia em escolas
E muitos outros locais.
Para atendimento a pessoas e consultoria é muito claro o conhecimento sobre a aromaterapia e óleos essenciais que precisamos ter, mas para vender óleos ou ser afiliado de um curso, você pode me questinoar se realmente eu preciso ser aromaterapeuta para vender óleos essenciais. Bom, a verdade é que não precisa, mas se quiser vender bem e dar um bom atendimento as pessoas e realmente se preocupando com o que você vai recomendar a elas, sim, você precisa. conhecer a aromaterapia um pouco mais a fundo.
Importante saber disso antes
Remuneração: existem profissões que remuneram mais e que remuneram menos. Em todas as profissões há aqueles que ganham muito e outros que nem tanto. Se você entrou na aromaterapia para ficar milhonário, está no lugar errado. Não é impossível, mas muito pouco provável.
Eu sei que você pode ter uma carreira promissora, que pode ganhar dinheiro, que pode viver disso confortávelmente e que pode exercer essa profissão até seus últimos dias se for da sua vontade… o que é sensacional e nem todas as profissões permitem isso.
Porém, como eu acredito, o dinheiro é consequência do trabalho e não o motivo dele. Demanda tempo, dedicação e empenho. As vezes, você pode atuar com diverentes atividades relacionadas a aromaterapia, principalmente no inicio para custear o seu aprendizado, desenvolvimento e ganho de experiência, como venda de óleos essenciais, afiliado de cursos como o do instituto aromalink, entre outras coisas etc.
Em algum momento você vai se deparar com o dilema de escolher um ou outro caminho, mas até lá, você pode fazer mais de uma coisa.
Sofrimento: se você optar por atender outras pessoas, você tem que ser uma pessoa apta a ouvir o que o outro tem a dizer, você vai ouvir muito, coisas boas as ruins (mais as ruins dado que estão procurando você para ajudar) e você tem que ter a aptidão de ouvir essa reclamação e sofrimento das pessoas e lidar com isso. E eu falo tanto de sofrimento físico como psicológico. Não é todo mundo que gosta ou quer lidar com isso, então pense nisso antes de seguir por esse caminho.
Por outro lado, quando você lida com esses problemas pessoais e consegue ajudar essas pessoas, você ganha uma satisfação tão boa que só quem passa por isso consegue entender e que explica porque as pessoas continuam se dedicando a ouvir e ajudar outras.
Transição: se você está mudando de profissão para trabalhar com aromaterapia, faça isso aos poucos. A não se em casos especiais onde você tem renda, dinheiro, mora com os pais ou a questão financeira não é algo super relevante, viver de aromaterapia pode demorar um pouco. Você vai precisar aprender, ganhar experiênciam se lançar no mercado e mesmo com estratégias variadas, isso pode demorar um pouco. Planeja bem.
Profissão não regulamentada
A aromaterapia não é uma profissão regulamentada no brasil (ao menos a data desse artigoo, e é provavel que continue assim por um bom tempo)
O que isso quer dizer? Que qualquer um pode se dizer aromaterapeuta sem nem mesmo ter feito um curso de final de semana. É claro que o proprio mercado acaba excluindo profissionais que não estudaram o suficiente porém é algo que podemos encontrar.
Um profissão não regulamentada quer dizer que não existe um CBO (classificação brasileira de ocupações) de aromaterapeuta e que a formação específica não é controlada nem fiscalizada. Você não pode ser contratado como aromaterapeuta legalmente na sua carteira de trabalhao. Poderia como terapeuta holístico, mas trapeuta holístico é bem genérico e inclui diversas tipos de terapias e não necessariamente qualquer conhecimento em aromaterapia.
Cursos aprovados pelo mec
Essa é uma dúvida que aparece sempre.
Por conta de não ser uma profissão regulamentada, não existe uma faculdade de aromaterapia um um curso aprovado pelo MEC de aromaterapia. Se existir, teria que ser um curso de nível médio, técnologo ou superior.
Existe uma lei que o MEC permite que sejam feitos cursos livres, ou seja, cursos que não são de “formação escolar” e que podem ser ministrados livremente. Isso vale para qualquer curso de quase todos os assuntos. Em tese, eu poderia até oferecer um curso de cirugia cardíaca livre, porém nesse caso, para ninguém ia se formar em cirurgião com ele nem ia poder exercer cirugia somente com esse curso, mas poderia fazer um curso livre de especialização em cirugia para cirurgiões.
Então quando um curso de aromaterapia fala que ele é aprovado pelo mec, é verdade, ele é assim como qualquer curso livre de qualquer assunto. Mas quando um curso enche o peito para te falar que ele é aprovado pelo MEC como se isso fosse um diferencial, ele só quer te convencer pelos caminhos errados.
Existem cursos de instituições reconhecidas pelo mec que funcionam da seguinte forma. Elas oferecem um curso superior, técnico ou qualquer curso de formação regulamentado e elas tem autorização para fazer cursos de extensão livremente, ou seja, elas poderia fazer um curso de extensão em aromaterapia e vender esse curso dizendo que a instituição é autorizada pelo MEC. O que é verdade, mas o curso de extensão de aromaterapia é como se fosse um curso livre, o fato da instituição oferecer outros cursos superiores, que inclusive pode ser de qualquer coisa, como astronomia, não faz esse curso de aromaterapia ser melhor ou pior em nenhum aspecto para sua formação profissional, inclusive isso não ajuda nem atrapalha na sua carreira.
Escolher um curso
Na hora de escolher o curso, as únicas coisas que importam são: o curso é bom, o conteúdo está alinhado com o que você espera aprender para ser profissionalizar? O que tem nele? Vai me ajudar? É isso que você tem que se perguntar… se tem mec, não tem mec, se tem like ou não tem like.. isso não importa, o que importa hoje´e você aprender e se sentir segura depois de fazer o curso para aplicar a aromaterapia.
Certificação
Considerando que você escolheu um curso bom, o certificado desse curso tem validade e pode te ajudar na carreira em criar autoridade (principalmente no inicio) e em conseguir alguns clientes. Mas mesmo assim, você já foi em algum terapeuta ou médico e pediu pra ver o seu diploma? No final o que importa é você resolver o problema do seu cliente. O que importa é saber e ficar segura(o) de usar o seu conhecimento como profissão.
Existem empresas de certificação privada de terapeutas como a ABRATH (que é bem conhecida) existem outras nascendo específicas para aromaterapia. Todas elas tem um objetivo legal de criar um padrão de mercado e uma referência para quem buscas esses profissionais. Pode ser interessante se filiar a alguns deles, mas no caso da aromaterapia (por não ser regulamentada) não é necessário para trabalhar, é totalmente opcional e você pode criar a sua autoridade e reconhecimento profissional com ou sem eles, diferente de um médico que se ele não estiver filiado a entidade, ter um CRM e pegar a anuidade, ele nem pode exercer a profissão.
Vale lembrar que por mais que essas instituições tenham seus métodos próprios para aceitar novos filiados, eles são um negócio que precisa de muitos fialiados para se manter, e por mais boa vontade que tenham e que possam garantir que seus filiados ao menos passaram por um curso, não poderão garantir qualidade dos profissionais. Assim como o fato de ter um CRM não te faz um bom médico, só um médico. No final de contas, o que faz um bom profissional não é a faculdade, curso, ou livro que ele leu, e sim a dedicação dele e ser cada dia melhor (apesar de um bom curso ajudar bastante).
Formação complementar
Em muitas áreas da aromaterapia, o entendimento do ser humano, da psicologia, de patologias, de comportamento vão ajudar muito o aromaterapeuta a aplicar seu conhecimento com óleos essenciais as pessoas. A proposta de uma abordagem holística, ou seja, que ve o ser humano como um todo e o que causa aquele desconforto que ele reclama ao invés de atacar só o sintoma requer uma avaliação mais elaborada das pessoas. Nesse ponto, pessoas que já tenham uma formação em psicologia, em outras terapias, em medicina, enfermagem, acabam levando uma vantagem em entender melhor esses aspectos principalmente no inicio da carreira.
Isso não impede que pessoas de outras áreas possam fazer isso.
Normalmente, independende de onde você vem, principalmente se quiser atender outras pessoas, eu recomendo que invista em estudo (ou cursos) de PNL (programação neurolinguística - recomendo muito), psicologia, filosofia, coaching, e por ai vai. Tudo isso vai te ajudar a ser um melhor aromaterapeuta.
E eu sou um exemplo, sou formado em engenharia, mas além da aromaterpia já fiz curso de PNL, leio e estudo muito sobre filosofia e psocologia e tudo isso me ajudar muito, não só na aromaterapia como na vida como um todo. Poderia ficar falando disso horas aqui. Mas acho que já passei a mensagem.
Cursos
Existem muitos cursos no Brasil e fora dele de diversos tamanhos, preços, conteúdo e etc. Se eu pudesse recomendar algo, eu não faria cursos muito curtos porque eles vão te dar o gostinho e te deixar com mais dúvidas do que respostas (a não ser que você faça muitos cursos pequenos complementares). E também não faria cursos muito longos, eu preferiria fazer 3 cursos de 120 horas que se complementassem no conteúdo do que um de 360 horas. Não que seja ruim fazer um curso longo, mas é como se você fosse fazer um MBA logo depois da faculdade ou como se fosse aprender a dirigir em um caminhão articulado. Além do fato de ouvir pessoas e visões diferentes é sempre rico.
Quando terminei a faculdade alguns amigos começar a fazer um MBA no mes seguinte. Um professor meu me disse para não fazer isso porque a gente não tinha maturidade para absorver da forma certa ou em quantidade certa tudo que ia aprender no MBA. No fundo, eles queriam é o diploma e não o conhecimento aprimorado. Quando você faz um MBA ou especialização depois de já ter alguma experiência, o que você aprende é infinitamente maior porque você já conhece a realidade, sabe fazer perguntas certas e consegue associar o que aprende na teoria com o mundo real.
Eu desenvolvi o meu curso de como se tornar um aromatertapeuta profissional juntando tudo que você precisa saber para iniciar como profissional. Mas isso não quer dizer que nunca mais vai precisar de outro curso, é claro que vai e eu mesmo faço cursos o tempo todo. A gente nunca para de aprender.
A minha sugestão é que você comece por um curso completo e depois que começar a trabalhar e se especializar e descobrir o que é a aromaterpia para você, continue estudando e se especializando.
Conclusão
A aromaterapia é muito recompensador principalmente pelo bem que faz as pessoas. Dividir isso é muito valioso, e se você pensa assim, tenho certeza que vai gostar.
Eu sempre recomendo que você faça vários cursos para ter visão diferente da mesma coisa e formar a sua forma de trabalhar e com o que você se identifica mais. Tem gente que vai mais pro lado energético da aromaterapia (que não é o meu caso), tem gente que vai mais pro psicológico, e tem gente que vai mais por orgânico ou científico. Eu acho que ficou para um lado científico e psicológico e menos pro energético, mas isso vai de cada um e da preferência pessoal. O importante é conhecer de tudo e ver o que se encaixa melhor na sua personalidade, isso vai acontecer naturalmente conforme você aprende.
Se quiser conhecer um pouco no Instituto Aromalink e do nosso curso de formação, não deixe de clicar no link abaixo.
Espero que tenha gostado e até o próximo artigo com muito mais informação.