5 Comportamentos dos aromaterapeuta profissional

April 1, 2021
Educação
Quer trabalhar com aromaterapia ou complementar a sua profissão com os conhecimentos nessa técnica?

Nesse artigo eu vou dar umas dicas de como um aromaterapeuta deve se comportar para respeitar não só quem ele atende, mas também a outros aromaterapeutas e aos limites da profissão, vistos que uma vez que você faz algo errado, incorreto ou ruim, você acaba por contribuir para que essa técnica o seja desvalorizada pelas pessoas.

Aos poucos nós vamos aprendendo a separar as pessoas que querem mesmo fazer um trabalho sério e honesto das que estão apenas de passagem.

Limites da Aromaterapia

A primeira coisa é entender que você que conhece de aromaterapia, mesmo que profundamente, não é uma médico. Entender esse limite é essencial, principalmente porque que os resultados que obtemos com os tratamentos com óleos essenciais podem nos levar a passar de alguns limites e ganhar confiança demasiada.

Nós que estudamos aromaterapia não temos como fazer exames, diagnosticar doenças e entender todos as características de cada indivíduo, incluindo seu histórico médico para poder sugerir um tratamento definitivo. Principalmente em casos mais complexos, a aromaterapia vai complementar o tratamento diagnosticado por um médico.

E isso já me da um gancho para o próximo ponto. Quando você for aromaterapeuta, eu sugiro que você use a palavra SUGERIR, ao invés de RECEITAR, para evitar confusões de deixar claro os limites. Saber os limites ao atender uma pessoa, seja profissionalmente ou um familiar, cria confiança, inclusive é nosso papel sugerir que essas pessoas consultem médicos sempre que necessário, principalmente para tratamentos mais complexos.

Isso pode parecer óbivo me vendo falar, mas na prática ainda existem muitas pessoas que acham que a aromaterapia é a solução contra o complô mundial das faramcêuticas, vamos com calma que não é assim que vamos conseguir o que queremos.

Não sugerir algo para alguém que você não conhece

Sugerir algo para alguém que você não conhece pode ser perigoso. Minha tia tem dor nas costas, pode dar sugerir uma coisa pra ela? Você vai ouvir isso o tempo topo. Se você não conhece a tia, de duas uma, ou passe a conhecer suas peculiaridades ou não sugira nada. Quando você fizer um curso de aroamterapia, vai entender que alguns óleos não podem ser utilizados por pessoas que usam alguns tipo de remédios, por exemplo, anticoagulantes ou estão em tratamento de alguma doença. Esse cuidado é muito importante para quem quer trabalhar com isso.

É claro que para coisas mais simples como difusão de lavanda no ambiente, ou mesmo um inalador para relaxar, não é necessário tanto zelo, mas um praticante avançado tem que saber até onde pode ir.

Sigilo

Mantenha sigilo de tudo que você ouvir das pessoas a qual você está atendendo. Na medicina tradicional, isso não é só uma regra, é uma lei, que pode fazer um médico perder sua licença. Apesar de isso não ser regulamentado na aromaterapia, encare da mesma forma. Como a aromaterapia tem efeito e pode tratar questões emocionais de forma significativa, e entendendo que nossas emoções afetam todo o funcionamento do nosso corpo, que é o conceito de visão holística, de olhar o todo, muitas vezes as pessoas vão se abrir, vão contar fatos muito pessoais e isso não pode ser utilizado para qualquer fim que não seja o tratamento dela. Cuidado a contar histórias de seus pacientes, mesmo não identificando nomes. As vezes a própria história pode identificar a pessoa e violar sua privacidade. Isso é a pior coisa que pode acontecer.

Não alimente seu ego desnecessariamente.

Você vai perceber que a aromaterapia funciona rápido, em alguns casos uma simples mistura de cipreste com hortelã pimenta pode resolver um problema de sinusite crônica de anos em em poucos dias, e isso é muito empolgante. Encare esses fatos como se você apenas tivesse arrumado a casa, tivesse colocado as coisas nos devidos locais e não como se você fosse um super médico, porque você não é. Fique feliz pelo que você ajudou a proporcionar, desfrute dessa felicidade, mas não use isso como se a aromaterapia fosse mágica, ou como você tivesse super poderes para tudo (mesmo que as vezes pareça). Mantenha a sua humildade e crença na ciência por trás disso tudo.

Pra você que não conhece aromaterapia mas quer conhecer, perceba a diferença de aromaterapeuta e vendedor de óleo essencial. Não é mal nenhum em ser distribuidor ou vendedor de óleos essenciais, existem milhares deles e eles ajudam a divulgar a aromaterapia para mais pessoas o que é ótimo. Algumas empresas hojes escolhem essa estratégia de distribuição através de revendedores individuais e marketing de rede. Isso é ótimo e perfeitamente aceitável, grandes nomes do varejo como a Natura, funcionam muito bem dessa forma.

O que eu quero dizer é que na hora de você obter uma recomendação, procure um aromaterapeuta, e para obter um óleo essencial, procurem um vendedor de óleo essencial. Cada uma no seu lugar contribuindo para a saúde de todos. O que eu não gosto de ver são vendedores recomendando indiscriminadamente o uso de óleos essenciais, inclusive por ingestão, para qualquer pessoa sem nem saber o que está fazendo. As vezes até bem intencionados, mas da forma completamente errada.

É claro que alguns vendedores estudam e se tornam aromaterapeutas, e ai você teria um profissional que atendem em duas áreas, aqui mesmo no instituto aroamlink temos alunos que entraram para o mercado de óleos essenciais como revendedores e hoje querem se especializar não só para vender mais, porque quanto mais você sabe mais você vende, mas para ter a oportunidade de atender como aromaterapeuta.

A minha recomendação é: estude, depois estude e quando acabar, estude mais um pouco..

Se quer saber como escolher um bom curso de aromaterapia, leia esse artigo.

Se quiser conhecer um pouco mais de nós e do nosso curso, se inscreve no nosso canal e veja os  links aqui embaixo.

Obrigado pelo seu tempo. E te espero no próximo artigo.

Felipe Rollin

Felipe é professor, palestrante, engenheiro, pesquisador sobre óleos essenciais e aromaerapeuta. É sócio do escola de aromaerapia Instituto Aromalink.

Related Posts

logotipo instituto aromalink

Rio de Janeiro - RJ - Brasil

+55 21 97075-9225
Contato@aromalink.com.br

Inscreva-se

Inscreva-se na nossa lista de email para receber dicas e informações sobre aromaterapia e cursos.

Obrigado pela confiança.
Oops! Alguma coisa deu errado. Tente novamente!

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A

logotipo instituto aromalink
logo whatsapp