Os óleos essenciais são para todos, homens, mulheres, crianças, idosos. Mas é um fato que o público feminino domina esse mercado.
Por mais difícil que possa ser, eu vou contar nesse artigo como você convencer um homem que sim, ele pode e deve usar óleos essenciais.
Se você caiu aqui de para-quedas, eu sou Felipe, sou professor e fundador do instituto Aromalink, uma escola de aromaterapia e sou sócio da Lakos uma empresa de óleos essenciais e blends.
Convencer alguém de qualquer coisa é cada dia mais difícil, a sociedade nos força a tomar posições, ter opinião sobre tudo e isso as vezes acaba se refletindo nas nossas atitudes mais simples do dia a dia.
Outro dia um cliente e amigo me perguntou se eu tinha certeza que aquilo que eu indiquei a ele ia funcionar. Eu respondi que a certeza é mãe dos tolos. A única certeza que temos é morte e ainda assim, é possível que isso seja contornado com tecnologias que estão por vir.
Mas se a gente não tem certeza de nada, como que eu vou convencer um homem que se acha corajoso, cétivo, objetivo, pratico a usar os óleos essenciais?
O engraçado é que esse mesmo homem, visto de outro angulo, pode ser em vez irresponsável, teimoso, impaciente, preguiçoso.
Influenciar
Para convencer, ou melhor, prefiro usar a palavra influenciar alguém. Você precisa saber como a cabeça dele funciona, e eu vou tentar te ajudar nisso.
É claro que tudo isso aqui é uma brincadeira e que estamos generalizando e criando um esteriótipo que não corresponde a realidade das população, mas ainda assim acredito que posso te dar algumas ideias boas para influenciar aqueles que você ama e quer o bem.
Se o homem que você quer convencer é cético em relação aos óleos essenciais e não acredita nos afeitos dele, vou te dizer o que fazer.
O fato é que não tem nada para acreditar, você acredita em Deus, acredita em papai noel, acredita em dias melhores para o Brasil. Quando a gente fala de efeitos dos óleos e de ciência que comprova esses efeitos, é questão conhecer o fato ou não, porque é um fato. Seria como acreditar que a terra é esférica ou plana, não questão se você acredita ou não, ela é esférica e pronto.
Mas convencer alguém não é tão simples, e ficar tentando explicar não vai funcionar. Os homens do nosso esteriótipo precisam de validação prática. Para eles serve um amigo sugerir, uma médico receitar ou ele mesmo experimentar na prática.
Um amigo sugerir é um fator externo que você não pode controlar, uma receita de um médico também não é tão fácil, porque eles gostam mesmo é de drogas sintéticas e não conhecem necessariamente de tratamentos mais naturais, já que não aprendem isso na sua formação obrigatória. Então restou a pratica.. Você precisa usar o seu poder de persuasão, e nisso as mulheres são boas, para convencê-lo a usar mesmo que ele não queira.
Quando ele usar e der certo pela primeira vez, ele dirá que é coicidência… na segunda, será o efeito placebo, na terceira em diante ele não vai falar nada e vai começar a pensar… na quinta vez, ele vai roubar seu óleo essencial sem te falar e isso quer dizer que você conseguiu.
Se não der certo?
Mas se tiver ainda dificuldades, um outro argumento é mostrar outros homens que usam.. A Doterra tem algumas propagandas com homens no estados unidos. Você pode ver essa ai na sua tela com o ator que fez o volverine. Se o volverine usa, você pode usar também. É um argumento.
Tem também o jogador Tim hightower da NFL que também usa os óleos essenciais e faz propaganda deles. Tim disse que os óleos essenciais foram divisores de água na vida dele.
Aqui no Brasil, os jogadores dos Palmeiras e Corintias fazem uso de óleos essenciais, patrociandos pela Doterra também. Ta bom, eles são pagos para isso, mas eles usam e tem tido resultados significativos. É mais um argumento.
Só pra ficar claro.. Eu não vendo doterra, não faço parte do marketing de rede deles, nem recomendo porque eu tenho a minha empresa de óleos essenciais e estou usando eles aqui como exemplo porque eles são uma empresa americana, grande e com dinheiro para contratar todas essas pessoas. E por mais que elas estejam sendo pagas, elas tem resultados com oleos essenciais, sejam eles da doterra ou não.
Um vez convencido, você precisa orientar essa pessoa a usar corretamente. O homem do nosso esteriótipo é destemido, então ele vai pegar tudo quanto é óleo, passar puro na pele, ingerir, cheirar, colocar no difusor, e isso pode ir contrar o nosso objetivo, que é criar o hábito de usar. Usando de forma incorreta, pode não ter o efeito desejado ou ter um efeito indesejado, que estragaria todo o seu esforço de convencimento até aqui.
A gente sabe que precisa dar orientação para usar corretamente, com segurança e eficácia.
Se quiser conhecer mais sobre aromaterapia, acesse esse artigo
Dicas
Ao mesmo tempo, se você quer convencer esse homem definitivamente, algumas dicas são importantes.
- Oriente de forma objetiva e clara. Não passar puro na pele, diluir no óleo vegetal, não ingerir, colocar no difusor x gotas, usar o inalador dessa forma, etc. Tudo explicadinho sem enrolação.
- Disponibilize produtos prontos. Na fase de convencimento e criação de hábito de usar, se o cara precisar fazer suas proprias diluições, preparações, mudar de frasco, misturar, isso não vai funcionar. Praticidade é fundamental. Compre produtos prontos para uso, como inaladores, roll on, blends de óleos já misturados, tudo que torna a sua vida mais fácil.
Tudo isso deve funcionar, mas se ainda assim não conseguir convence-lo a usar, bom, você ainda pode ser orgulhar do esforço em fazer o bem para alguém que você ama e isso significa muito. Mesmo que ele não siga a sua indicação, isso não quer dizer que ele não considere a sua opinião ou que não ame você. Pode ter certeza disso, falou por experiência própria, as vezes somos chatos mesmo.
Mas ainda resta uma carta na manga, você pode ligar o difusor no ambiente que ele está e pronto. Para dormir, relaxar, melhorar uma gripe os problema respiratório. Faça sem pedir permissão e é possível que ele perceba o benefício e comece a se convencer.
É claro que você ainda pode chorar, falar que ele não te ama, que ele tem que fazer isso por você e pela relação que você tem, mas não acho que va ser necessário chegar nesses métodos mais, como posso dizer, profundamente persuasivos.
Brincadeiras a parte, os óleos essencias são para todos, podem ajudar toda a familia e infelizmente(ou não) é uma realidade que as mulheres realmente são mais ativas nesse tipo de terapia e tratamento. Eu vivo isso nos cursos e lojas que tenho onde mais de 80% do público é feminino.
É claro que isso pode e deve mudar, não tendo menos mulheres, mas tendo mais homnes percebendo e ouvindo a voz sábia de vocês que tentam nos dar o melhor, mesmo quando a gente não merece.
Obrigado vocês mulheres por cuidarem de nós. E parabéns a vocês homens que conseguiram com elas ou sozinhos enxergar o que a aromaterpia e os óleos essenciais podem fazer bem a todos nós.
Um abraços e encontro vocês no próximo artigo.